top of page
Foto do escritorArthur Cordeiro

A importância do planejamento previdenciário

O sistema previdenciário brasileiro é cheio de regras e as alterações na legislação são constantes, sem contar a burocracia e complexidade para se ter um benefício concedido pelo INSS.


As circunstâncias se agravaram quando a população se deparou com a Reforma da Previdência, que trouxe novas regras e várias delas extremamente prejudiciais a determinadas classes de segurados, o que levou a diversos pedidos de aposentadoria precipitadamente antecipados, os quais, por sua vez, resultaram em segurados sofrendo com considerável diminuição no valor de sua renda mensal inicial.



Para exemplificar, destaco o seguinte caso real em que se utiliza nome fictício para preservação da identidade.


Ao ver a notícia de que a Reforma da Previdência foi aprovada, Luciana imediatamente decidiu pedir sua aposentadoria por tempo de contribuição junto ao INSS, sendo que, caso tivesse aguardado apenas 6 meses, poderia atingir a regra 86/96, onde não se aplica o fator previdenciário e, por consequência, haveria um acréscimo de R$ 1.155,00 na sua renda mensal inicial.


É importante lembrar que a desaposentação foi vedada pelo STF e não é possível “se aposentar de novo” nos dias de hoje, portanto, uma vez aposentado, o segurado não poderá mais alterar o tipo de aposentadoria.


A situação acima exposta poderia ter sido evitada através da consulta a um advogado previdenciarista e a elaboração do planejamento previdenciário.


Passamos por uma grave pandemia que não apresenta previsão de encerramento, onde estamos cada vez mais preocupados com o nosso futuro profissional, isto é, se vamos conseguir manter nossos empregos, o que nos leva a pensar imediatamente em aposentadoria.


Pode ser que, no seu caso, seja melhor proceder com o pedido de aposentadoria o quanto antes, mas também é possível que, com mais algumas contribuições, você atinja uma renda mensal inicial ainda melhor, como no caso comentado!





No planejamento previdenciário permite-se organizar a vida contributiva do segurado, fazer uma análise pormenorizada do seu Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, bem como das atividades laborais exercidas que podem não estar averbadas no documento, com o escopo de verificar em quanto tempo atingirá o segurado o direito para cada tipo de aposentadoria, e, por fim, calculando a renda mensal inicial de cada uma delas.


Neste cenário, o segurado terá todas as cartas na mesa para poder escolher com plena convicção qual a opção que mais agrada e não se ver frustrado, posteriormente, ao descobrir que poderia ter se aposentado melhor se estivesse esperado por mais um curto período.


Mas esse planejamento é só para quem está na iminência de se aposentar? Ledo engano!


O quanto antes você procurar o auxílio de um especialista na área previdenciária mais chances de gastar menos e alcançar o melhor benefício você terá, pois não se trata somente de cálculo do que já se tem a título de contribuições, mas também de projeções de pagamento para melhor programação de sua aposentadoria.


A opção pelo planejamento previdenciário é pensar na aposentadoria de forma preventiva antecipando possíveis problemas, que podem ser irremediáveis. Dessa forma, trilhe o caminho mais seguro para a sua vida previdenciária e procure um especialista na área.

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


whatsapp.png
bottom of page